Uma das principais novidades que foi implementada no novo iPhone 13 Pro é o modo cinematográfico, que permite criar fundos desfocados e transição de foco como câmaras específicas muito mais caras. Durante a apresentação, a Apple revelou o novo recurso na curta-metragem “Whodunnit”.
Mas, agora, no canal Jonathan & Friends podemos encontrar um videoclipe gravado apenas com o iPhone 13 Pro, na rua e sem recurso a qualquer equipamento extra de estabilização e iluminação.
Este videoclipe da música “Falling In Love”, de Julia Word, foi gravado pelo videógrafo Jonathan Morrison, que apenas seguiu e filmou a cantora enquanto estava cantava pelas ruas.
Segundo Jonathan, assim que teve acesso ao novo modelo da maçã, imediatamente quis testar a câmara e o seu novo modo cinematográfico. Na legenda do vídeo destacou que “é limitado a 1080p 30fps, mas fiquei surpreso ao ver o quão nítido era e que mantinha o Dolby Vision”.
De facto, o resultado é muito interessante atendendo a que se trata da primeira versão deste recurso e que não foi usado qualquer equipamento adicional de ajuda. É verdade que os mais atentos podem identificar pequenos erros ao longo do vídeo, como nesta cena, em que as cadeiras, ao longe, entram no foco no meio dos braços da cantora. Mas, no geral, o comportamento do modo cinematográfico é muito interessante e, de certeza, vai abrir uma nova porta à criatividade.

Muito resumidamente, o modo cinematográfico permite selecionar pontos de interesse e realizar a transição do foco rapidamente, graças ao uso de um avançado algoritmo de inteligência artificial. Interessante é o facto de (também) se poder escolher o ponto de foco à posteriori, na edição (provavelmente isto apenas deverá ser possível no editor de vídeo do telemóvel).
Acreditamos que a Apple continuará a evoluir este novo modo cinematográfico e os resultados serão cada vez mais espetaculares. E o leitor, o que tem a dizer sobre esta tecnologia?