É uma situação mais ou menos recorrente, ter um ficheiro no ambiente de trabalho que está a revelar-se impossível de remover. Quando tentamos apagá-lo, ou arrastá-lo para o caixote da reciclagem, surge uma janela com o aviso: ‘A ação não pode ser concluída porque o ficheiro está aberto noutro programa’. Como é que nos podemos livrar deste ficheiro bloqueado? Mais simples do que possa pensar…
Deve primeiro tentar descobrir que programa tem o ficheiro teimoso aberto. Prima Ctrl+Shift+Esc para abrir o Gestor de Tarefas e verifique o separador Processos para ver se há um provável culpado. Clique com o botão direito do rato em qualquer programa que possa estar a utilizar o ficheiro e selecione ‘Terminar tarefa’, depois tente apagar o item novamente.
Se isso não resolver o problema, a sua melhor aposta é uma pequena ferramenta gratuita chamada ThisIsMyFile. Esta foi especificamente concebida para desbloquear e/ou apagar ficheiros bloqueados e protegidos sem “ses” ou “mas”, e que acabou de ser actualizada para funcionar no Windows 11.
Descarregue o programa (ThisIsMyFile.zip) a partir de e execute-o.

Pode então arrastar e largar o ficheiro bloqueado para a caixa ‘Files/Folder’ ou clicar no botão com os três pontos para o encontrar e selecionar. Clique em ‘Unlock’ para libertar o ficheiro das garras do programa misterioso, depois clique em ‘Delete’. Para itens particularmente teimosos, selecione ‘Reboot & Delete’ para desligar o sistema operativo e remover o ficheiro no arranque.
De forma útil, o ThisIsMyFile permite-lhe criar uma cópia do ficheiro antes de o apagar, no caso de ser algo importante. Também pode adicionar a opção de utilizar o programa a partir do menu de contexto, quando clica com o botão direito do rato – clique no menu ‘Extras’ e escolha ‘Add to Send-To Explorer Menu’ para abrir ficheiros bloqueados diretamente no ThisIsMyFile.
Se mesmo não tiver sorte a eliminar o ficheiro bloqueado, tente executar ThisIsMyFile no modo de Administrador.