O Google está a desativar a extensão uBlock Origin para alguns utilizadores do Chrome, forçando-os a procurar alternativas para bloquear anúncios.
Isto deve-se à introdução do novo padrão técnico Manifest V3, que se aplica a todos os navegadores baseados no software Chromium, como Brave, Microsoft Edge, Opera e Vivaldi.
O Google argumenta que estas novas regras tornarão as extensões mais rápidas, estáveis e seguras. No entanto, os críticos alertam que isso compromete o funcionamento dos bloqueadores de anúncios.
Os programadores do uBlock Origin já tinham avisado no ano passado que a extensão deixaria de funcionar.
Alguns utilizadores no Reddit relataram que o Chrome desativa automaticamente a extensão, e o site Bleeping Computer publicou uma captura de ecrã onde surge a mensagem de que o uBlock Origin foi “desativado porque já não é suportado”.

Contudo, outros utilizadores indicam que conseguem reativá-la manualmente.
Atualmente, ainda é possível instalar o uBlock Origin a partir da Chrome Web Store, embora a extensão apresente um aviso de que poderá deixar de ser suportada em breve.
O criador da extensão, Raymond Hill, recomenda a versão “Lite” do uBlock Origin, que é compatível com o Manifest V3, mas admite que não funciona tão bem como a versão original.
Apesar destas mudanças, Hill garante que continuará a atualizar a versão original, uma vez que esta ainda funciona corretamente no Firefox, que não utiliza o Chromium. Além disso, navegadores que estão a adiar a implementação do Manifest V3, como o Brave e o Vivaldi, também continuam a suportá-la por agora.
A NOSSA OPINIÃO
Isto já era esperado há meses, mas existem várias alternativas para bloquear anúncios.
Mudámos para o uBlock Origin Lite há algum tempo e, apesar de ser uma versão mais limitada do original, parece funcionar igualmente bem.
Também recomendamos o AdGuard (https://tinyurl.com/jmedppay), que foi atualizado para contornar as novas regras do Google.
No geral, continuará a ver menos anúncios no Brave e no Vivaldi do que no Chrome.