O Netflix esconde muito mais do que (quase) aquilo que mostra. Fomos à procura dos segredos mais bem guardados deste serviço de streaming. E que coisas fantásticas descobrimos!
Peça ao Netflix programas e filmes específicos
Talvez vivendo duas ou três vidas o utilizador consiga ver tudo o que o Netflix tem para oferecer, sejam séries, filmes, ou documentários. Há sempre qualquer coisa de interessante para ver, mas também pode ser algo desapontante quando não consegue encontrar determinado filme ou série. Para tentar ultrapassar isto, saiba que pode submeter um pedido para algo que gostaria de ver, mas que não se encontra disponível. Vá até à página de pedidos, em https://help.netflix.com/en/titlerequest (deverá fazer o ‘login’ no serviço), e insira até três sugestões.
Não existe qualquer garantia de que os títulos que propôs entrem no Netflix – pode existir problema de licenciamento, ou o seu gosto ser de nicho – mas se muitas pessoas pedirem a mesma coisa o Netflix regista o pedido e tudo fará para o servir.
Desbloqueie sub-categorias secretas usando códigos
Uma das formas mais simples de navegar pelo conteúdo do Netflix é por género. Por exemplo, se está à procura de algum filme, ou série, que seja capaz de o manter acordado no sofá, pode escolher a categoria Ação. Mas o que poderá não saber é que o Netflix oferece muitos outros sub-géneros, acessíveis através de um código único.
Tudo o que tem a fazer é escrever www.netflix.com/browse/genre/ e depois adicionar o código relevante no final deste endereço URL. Por exemplo, caso queira ver filmes do Oeste americano basta escrever o endereço www.netflix.com/browse/genre/7700. Simples, não é?
Pois bem, mas como fica a saber os códigos? Nós ajudamos: entre no site Netflix ID Bible, em https://www.whats-on-netflix.com/news/the-netflix-id-bible-every-category-on-netflix/, ou, melhor ainda, simplesmente clicando para qualquer uma das categorias via Netflix Secret Categories, www.netflixcodes.me.
Salientamos que nem todos os sub-géneros estão disponíveis em cada país, mas a maior parte dos links devem funcionar em Portugal.
Veja um filme, série, ou documentários aleatoriamente
Por vezes, os filmes e séries mais interessantes são aquelas com que nos cruzamos sem querer. Pois bem, existe uma página na Internet que permite ao utilizador aventurar-se pelo Netflix, escolhendo, para si e de forma aleatória, vídeos que se calhar nunca descobriria de outra forma. Depois de entrar no Netflix Roulette (www.netflixroulette.net), selecione um género – ou então deixe em todos os géneros para maior suspense – e depois clique no botão ‘Spin Again’. Surge, à direita, a sugestão. Só tem que clicar em ‘Watch’ e depois no serviço de streaming que tem esse vídeo disponível – para o caso, apenas nos interessa agora o Netflix. Por eventualmente acontecer o vídeo não estar disponível no nosso país, pelo que terá de ir carregar no botão ‘Spin Again’ para recomeçar todo o processo. Vai certamente encontrar algumas preciosidades.
Descarregue conteúdo do Netflix para ver offline
O Netflix é um serviço de streaming, isto é, emissão de conteúdo vídeo online, o que significa que requer uma ligação à Internet. Contudo, se está a viajar, ou num local remoto, pode desfrutar dos seus vídeos favoritos descarregando-os antecipadamente para poder ver offline (sem estar ligado à Internet). Para usar esta funcionalidade, precisa de instalar a app no seu iPhone ou iPad, smartphone ou tablet com Android, ou um computador ou tablet com o Windows 10. Para transferir, selecione o título do que pretende ver e depois clique no ícone ‘Transferir’ na página de descrição. Nem todo o conteúdo está disponível para descarga – pelo menos, por enquanto. Se quer apenas ver os vídeos que podem ser transferidos, clique no ícone com as três linhas, correspondente ao menu principal, e clique na opção ‘Disponível para transferir’. Pode ainda definir a qualidade de vídeo da transferência. No Android, vá ao menu principal > ‘Definições da aplicação’ > ‘Qualidade de vídeo da transferência’ e escolha entre ‘standard’ (ocupa menos espaço) ou ‘Alta
Grave as transferências no cartão SD
Alguns telefones têm armazenamento interno algo limitado – certamente não grande o suficiente para guardar vídeos do Netflix ao lado das centenas de apps, fotos, vídeos e músicas. A boa notícia é que se o seu telefone ou tablet suporta cartões de memória SD (como acontece com a grande maioria), saiba que pode descarregar o conteúdo para um e depois trocar de cartões se necessitar de armazenar mais vídeos. O processo é bastante simples. No sistema Android, por exemplo, basta ir ao menu principal (ícone com três linhas) > ‘Definições da aplicação ‘ > ‘Localização das transferências’ e, uma vez aqui, pode escolher o local de destino do download, seja para a memória do telemóvel, seja para o cartão SD que tenha instalado.
Controle o Netflix com o teclado
O Netflix possui diversos atalhos de teclado úteis, que oferecem controlo instantâneo e poupam desnecessários cliques com o rato enquanto está a ver vídeos no computador. Aqui ficam alguns dos nossos favoritos:
F – Muda para ecrã total (e volta à forma normal)
Espaço – Pausa e retoma a reprodução do vídeo
M – Tira e recoloca o som
Seta para cima /baixo – Aumenta e baixa o volume
Shift + Seta para esquerda – Anda para trás 10 segundos
Ctrl + Alt + Shift + D – Ver estatísticas da sua reprodução
Ctrl + Alt + Shift + S – Lança o painel de controlo para ajustar o ‘buffer’
Experimente novas características antes de outras pessoas
O Netflix testa ocasionalmente novas características para obter a opinião dos utilizadores, antes de as introduzir oficialmente. Se quer ser um dos primeiros da linha a experimentar estas novas opções, abra a página da sua conta em https://www.netflix.com/youraccount e clique no link ‘Participação em testes’ e depois assegure-se de que a opção fica ativada. Contudo, salientamos que algumas características a testar são genuínas, ou seja, que têm grande possibilidade de virem a ser usadas, não é mesmo verdade que também pode envolver trailers de filmes que são meras publicidades com outro nome. Se não quiser fazer parte das primeiras pessoas a testarem novas opções, desative a opção atrás abordada.
Suspenda ou reinicie a sua conta no Netflix
O Netflix é um serviço por subscrição, o que significa que terá de pagar uma determinada quantia todos os meses para poder aceder ao conteúdo. Contudo, se tem necessidade de fazer uma pausa – qualquer que seja a razão, por exemplo, ir viajar – é muito simples cancelas a sua conta e depois retomar a mesma quando for oportuno. O Netflix armazena a sua atividade de visualização durante 10 meses, depois de ter cancelado a sua conta, pelo que quando a reiniciar a mesma estará tal e qual como a deixou, em vez de ter de criar uma nova. Para fazer uma pausa na sua subscrição entre na página da sua conta em https://www.netflix.com/youraccount. Depois clique no botão ‘Cancelar adesão’. Na próxima vez que visitar o Netflix surgirá a pergunta se deseja reiniciar a sua adesão ao serviço.
Limpe o histórico de visualização
Se não quer que as outras pessoas descubram que vê secretamente filmes do Adam Sandler quando ninguém está por perto, ou não pretende recomendações baseadas no filme ‘O Sexo e a Cidade’ que viu por curiosidade, ficará satisfeito em saber que por rever o histórico das suas visualizações e apagar o que não interessa. Basta entrar na página da sua atividade em https://www.netflix.com/WiViewingActivity e clicar no X de um item para o remover. Também pode vier o histórico dos outros membros desta forma – apenas terá se entrar nos seus perfis.
Teste a velocidade de ligação à Internet
Não precisa de uma ligação hiper-rápida à Internet para ver o conteúdo do Netflix. As modernas técnicas de compressão de dados permitem que até com uma ligação moderada é possível reproduzir vídeos em 4K com facilidade. Mas, se por qualquer razão, os seus vídeos demorarem a carregar ou a transferir, significa que alguma coisa não está bem e pode começar por ver a velocidade da sua ligação. O Netflix tem a sua própria ferramenta com o nome Fast (https://fast.com/pt/). Entrando no site fica a saber a que velocidade se está a ligar. E é só isto, não dá para ver nem fazer mais nada.
Veja o Netflix com os seus amigos, mesmo quando não estão ao seu lado
É muito mais agradável ver filmes com os amigos do que sozinho, mas nem sempre isto é possível, principalmente quando estes vivem longe. Mas há sempre como dar a volta à situação. Teleparty (https://www.teleparty.com/) é uma extensão para o navegador Chrome que permite ver vídeos no Netflix com pessoas que conhece, conversar com elas em tempo real enquanto o filme está a correr. Assumindo que todos os participantes têm conta no Netflix e têm instalada esta extensão, a única coisa que tem a fazer é escolher o que quer ver e ir até ao ícone vermelho ‘TP’ e clicar em ‘Start Party’. Com isto cria um endereço URL único que pode partilhar com os seus amigos para assistirem ao vídeo em simultâneo.
Personalize os aspeto das legendas
Para alguns as legendas parecem grandes, para outros a cor não é a melhor, outros ainda não gostam do tipo de letra. Pois bem, existe uma solução: personalizar as legendas a gosto. Para isto, entre em www.netflix.com/SubtitlePreferences e depois pode alterar o tipo, a cor, o tamanho, com ou sem sombra, se quer colocar algum fundo e de que cor e se tem ou não janela. As alterações que fizer são aplicadas a todos os dispositivos em que for ver o Netflix.
Pare a reprodução do episódio seguinte
O Netflix tem uma característica que se chama Post-Play que, automaticamente, reproduz o episódio seguinte quando está a terminar o atual. Isto é muito útil quando pretende ver vários episódios, porque evita ter de voltar ao menu principal para manualmente selecionar o episódio seguinte. Mas esta funcionalidade pode ser, de alguma forma prejudicial, principalmente quando já deveria estar na cama e ainda está no sofá a ver a sua série favorita. Mas pode desligar esta opção no site da Netflix, entrando em www.netflix.com/youraccount > Perfil > ‘Definições de reprodução’ e desmarcar a caixa com a opção ‘Ver o episódio seguinte automaticamente’. Não se esqueça de clicar no botão ‘Guardar’. Esta definição também será aplicada quando for ver Netflix no seu telemóvel, tablet, ou app da smart TV.