Mais memória RAM sem gastar dinheiro

0 Partilhas

Torne os erros de memória, bloqueios e reinícios do computador coisa do passado. Neste artigo explicamos como tirar partido da memória RAM disponível, sem ter de pagar para a aumentar.

 

Reclame memória de processos em segundo plano
As aplicações do Windows “penduram-se” na RAM, mesmo quando não precisam. A interessante ferramenta gratuita Wise Memory Optimizer ajuda nesta questão libertando memória de forma automática, ou sob ordens do utilizador. O programa apresenta um gráfico que mostra quanta RAM está em uso e livre. Clicando no botão ‘Optimizing’ é libertado o máximo possível de espaço na memória, enquanto clicando em ‘Settings’ (roda dentada) pode ativar ou desativar a auto-otimização, que corre sempre que a memória disponível cai abaixo de um valor específico, por forma a prevenir bloqueios e congelamentos do computador.

Evite que os programas usem excessiva memória
O Windows faz um trabalho razoável na gestão do uso da memória, mas existem soluções de terceiros que vale a pena considerar, como o MemPlus. Esta ferramenta analisa a memória do seu sistema e liberta RAM – automaticamente ou por ordem de utilizador – de processos não essenciais. Para usar o programa, clique no botão ‘Clear memory’ para que seja apresentado um quadro com a quantidade de memória que foi libertada. Se for ao menu ‘Tools’ > ‘Settings’ > ‘RAM Optimizer’, pode adicionar programas importantes à lista de exclusão.

Liberte memória de forma segura
Se está preocupado que o uso de ferramentas de terceiros, para limpar a memória do sistema, possa causar problemas à estabilidade do Windows, então o Rizonesoft Memory Booster oferece uma solução de confiança. De uma forma simples, o que este programa faz é “avisar” o Windows para limpar os processos a correr, libertando qualquer memória que estes estejam a roubar Ao contrário de outras ferramentas, não liberta grande quantidade de RAM, mas deve ajudar a manter o sistema a funcionar sem grandes problemas.

Faça a gestão do consumo de memória do seu navegador
Os navegadores da Internet são (talvez) dos programas que mais RAM consomem, especialmente se tem por norma muitas abas abertas e não reinicia o navegador há algum tempo. Este consumo de RAM excessivo pode levar a uma diminuição da performance do computador e, ocasionalmente, até ao bloqueio total. Reiniciar o navegador com regularidade pode ajudar, mas pode ser melhor se instalar uma extensão que vá gerindo a memória do navegador por si. O The Great Suspender, para o Chrome, suspende qualquer aba que não esteja em uso (crie uma lista com as abas que quer deixar sossegadas), e pode definir para auto-suspender abas depois de um período de tempo.

O OneTab para Firefox e Chrome tem uma abordagem diferente, convertendo todos os sites abertos numa lista de links clicáveis numa única aba – enquanto fecha e liberta memória das outras abas.

Use about:memory para libertar RAM no Firefox
Outra forma de reduzir a quantidade de memória que o Firefox consome é escrever about:memory na barra de endereços e clicar em Enter. Isto permite o acesso a um conjunto de ferramentas, mas a que pretende é a secção ‘Free Memory’. Pode agora clicar em ‘GC’ para limpar códigos antigos de Javascript; ou em ‘CC’ que limpa páginas web. Também pode clicar em ‘Minimise memory usage’, que corre ambos os processos GC e CC múltiplas vezes, libertando o máximo de memória RAM possível.

Libertar memória no Gestor de Tarefas do Chrome
O Chrome tem um Gestor de Tarefas escondido que mostra as abas e extensões que estão a usar mais memória, pelo que pode terminar as mais “gulosas”. Para iniciar esta ferramenta, pressione Shift+Esc e clique em ‘Pegada da memória’ para ordenar as tarefas pelo uso de RAM. Selecione uma destas tarefas e clique no botão ‘Concluir processo’. Cuidado para não terminar alguma coisa que é vital para a sua navegação, como uma importante página da Internet, ou extensão.

Reduza o número de aplicações abertas
Uma das formas mais simples de ganhar memória extra é limitar o número de programas que executa. Se tem um par de navegadores abertos ao mesmo tempo, e um número de outros programas a correr, a quantidade de memória livre de RAM será fortemente reduzida. Fechar qualquer programa que não esteja a usar aumentará, imediatamente, a quantidade de memória disponível. Nos dias de hoje os programas carregam rapidamente, pelo que não há necessidade de os manter abertos em segundo plano, para quando precisar deles.

Também deve manter debaixo de olhos os programas que iniciam com o sistema operativo, porque vão consumir a memória disponível desde o momento em que carrega no botão para ligar o computador. Pode socorrer-se de um programa como o CCleaner para gerir os itens do arranque. Execute o programa, depois vá a ‘Ferramentas’ > ‘Arranque’. Ordene a lista clicando em ‘Ativar’ e, entre os que têm ‘Sim’, pode desativar os que eventualmente não interessam que inicie com o sistema. Se não tiver mesmo a certeza do que está a fazer, deixe tudo como está para evitar eventuais problemas.

Cuide do seu Android
Se o seu computador começar a ficar sem memória, pode facilmente adicionar mais RAM, mas isto nem sempre é opção num smartphone, ainda que alguns equipamentos Android suportem cartões microSD. A app SanDisk Memory Zone permite libertar espaço no seu telemóvel movendo ficheiros da memória interna para um cartão microSD, ou para uma cloud – suporta Google Drive, Dropbox e OneDrive. Esta app gratuita também limpa a cache, remove lixo deixado para trás, apaga ficheiros APK, remove apps e limpa mensagens antigas do WhatsApp.

Ecrã azul por causa da memória? Saiba como resolver!
O Ecrã Azul da Morte (Blue Screen of Death (BSoD)) nunca é bem-vindo e resolver o problema pode não ser fácil, especialmente se não tiver ideia por onde começar. Se o seu PC falhar com um erro de gestão de memória, pode tentar resolver o problema com a ferramenta do Windows “Memory Diagnostic Tool” (Ferramenta de diagnóstico da memória). Na caixa de pesquisa do Windows escreva Windows Diagnostic Tool e execute o programa. Reinicie o computador quando lhe for solicitado, os testes são efetuados e é feito relatório se tiver problemas na memória do PC.

Também pode tentar correr a ferramenta System File Checker. Clique com o botão direito do rato no botão Iniciar e execute a Linha de Comandos como Administrador. Na janela da Linha de Comandos escreva sfc /scannow e carregue em Enter.

 

Subscreva a nossa newsletter

Assine a newsletter e receba periodicamente novidades na sua caixa de correio eletrónico.

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!

Deixe uma resposta