INFORMÁTICA FÁCIL N.º 67

2 Partilhas

Usamos o Explorador de Ficheiros todos os dias, mas não tiramos nem 10% da sua potencialidade. Até agora… Num extenso artigo, revelamos alguns dos melhores segredos e dicas fantásticas para as pastas do Windows. Vamos transformar a forma como usa o sei PC. Depois, explicamos como pode “piratear” alguns dos sites que mais usa regularmente, como Facebook, YouTube, Twitter, entre muitos outros. Abordamos também a forma como protege as suas passwords, ou como pode reinstalar o Windows sem grandes complicações. Na secção prática, mostramos como pode partilhar vídeos através da Google Drive e como pode configurar o PC a desligar-se de forma automática quando estiver sem atividade. Mas há muito mais para ler e praticar nesta edição.

Sumário desta edição
[NOVEMBRO/DEZEMBRO 2020]

 

Melhores Dicas e Segredos para as pastas do Windows
Acede a elas todos os dias, mas será que está a usar as pastas no potencial máximo? Neste artigo, mergulhamos fundo no Explorador de Ficheiros e noutras ferramentas do Windows para revelarmos como é que os especialistas personalizam as suas pastas para as tornar mais fáceis de usar e mais potentes. Acredite que vai transformar a forma como usa o computador.

Pirateie os seus sites favoritos
Ofereça toda uma nova roupagem aos sites que visita regularmente para personalizar a sua aparência, adicionar características úteis e proteger a sua privacidade. Mostramos-lhe aqui as melhores opções.

Mantenha as suas passwords ainda mais seguras
O software KeePass original (Keepass.info) gerou uma série de ramificações, com os seus criadores a usaram o código para criar outro software. O KeePassXC é um ótimo exemplo. O que seria uma forma de disponibilizar o KeePass em mais plataformas, transformou-se num gestor de palavras-passe brilhante que leva as ferramentas centrais do KeePass a um novo patamar, com uma interface mais inteligente e recursos de segurança adicionais. Com este programa, nunca mais terá de se preocupar em esquecer-se das suas palavras-passe, que certamente usa nos mais diversos websites online.

Reinstale o Windows sem grandes complicações
Anteriormente, se quisesse reinstalar o Windows, precisava de descarregar o ficheiro ISO da Microsoft e, em seguida, copiá-lo para uma Pen USB de 8 Gb, ou usar a imagem de recuperação no seu disco rígido (depois disto, o Windows levaria horas para descarregar e instalar as atualizações mais recentes). Após a atualização de recursos de Maio de 2020, o processo ficou muito mais fácil graças ao novo recurso ‘download na nuvem’ do Windows. O que faz, basicamente, é descarregar os ficheiros de instalação mais recentes do Windows dos servidores da Microsoft, o que significa que não terá que esperar por atualizações ou mexer em dispositivos USB.

FREEWARE
– Versão gratuita da ferramenta antivírus Kaspersky
– Editor de imagens em massa
– Leitor e gestor de eBooks
– Navegador super simples para Windows 10

PRÁTICA

Partilhe os seus vídeos de forma privada via Google Drive
Todos nós temos vídeos que podemos querer partilhar com certos amigos e familiares, mas colocá-los online pode colocar outras pessoas de risco com acesso aos mesmos. Se partilha vídeos utilizando o Google Fotos, por exemplo, então sabe que ele cria um link para o seu álbum partilhado que pode ser facilmente encaminhado para outras pessoas. Se deseja ter o controlo total sobre quem pode ver os seus vídeos partilhados, sugerimos que use o Google Drive. Neste artigo, explicamos como fazer isto com total segurança.

Configure o seu PC para se desligar automaticamente quando estiver parado
Se costuma deixar o seu computador a trabalhar para que este possa realizar uma tarefa longa (como descarregar um ficheiro grande, ou codificar um vídeo), pode acontecer voltar algumas horas depois para descobrir que o Windows colocou o seu PC em hibernação antes que a tarefa fosse concluída. Neste guia prático, explicamos como usar uma ferramenta chamada Shutter para controlar precisamente quando é que o seu PC entra em suspensão, ou desliga. Pode também utilizá-la para realizar outras tarefas bastantes úteis, como silenciar os altifalantes quando desliga o ecrã, ou fechar programas específicos quando a bateria está fraca. Mas vamos então ao que interessa.

 

COMPRAR ESTA EDIÇÃO

 

 

Subscreva a nossa newsletter

Assine a newsletter e receba periodicamente novidades na sua caixa de correio eletrónico.

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!

Também poderá gostar

Deixe uma resposta