Muitas pessoas ainda têm práticas de segurança fracas, especialmente quando se trata de palavras-passe. Estão a reutilizá-las, confiando nas que são facilmente quebradas, ou não estão conscientes de que as diretrizes recomendadas mudaram. E as razões que têm para não utilizar um gestor de passwords não são loucas nem estúpidas – os seus sentimentos são totalmente compreensíveis. Mas continuam a estar errados.
As palavras-passe são semelhantes às fechaduras na porta principal de uma casa. E quando se vive numa cidade (a Internet é definitivamente tão povoada), todos apostamos na segurança oferecida por uma fechadura . Mas qualquer que seja a escolha, apenas será preciso um minuto para que um ladrão experiente a ultrapasse. Em zonas muito movimentadas, ou bairros mais complicados, poderá também ter uma porta mais grossa (ou mesmo uma porta de ferro antes da sua porta principal), dobradiças mais robustas e parafusos mais compridos para a sua fechadura.
E, no entanto, não tem de confiar apenas nas (simples) chaves para lidar com as fechaduras da sua porta. Hoje em dia, pode adaptar a sua configuração de segurança para tornar a vida mais fácil e ainda mais segura – por exemplo, usando acessos via PIN, leitores Bluetooth, e outros métodos para conseguir ultrapassar portas mais bem equipadas.
Com os gestores de passwords passa-se o mesmo. Pode escolher um que funcione bem para si, quaisquer que sejam as suas necessidades ou preocupações – não precisa de reorganizar a sua vida para isso. Não acredita? Veja como desmantelamos as seis principais razões pelas quais as pessoas não utilizam um gestor de passwords.
RAZÃO 1: EU TENHO O MEU PRÓPRIO SISTEMA E FUNCIONA BEM
Muitas pessoas ainda acreditam que a utilização de números e símbolos no lugar de letras é proteção suficiente. A triste notícia é que essas estratégias já não são suficientemente fortes e já não o são há algum tempo. Por outras palavras, está a tornar-se cada vez mais fácil acertar na fechadura de uma porta digital.
Já é assinante? Inicie sessão