Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Dicas Secretas para o Firefox

Descubra novas formas de tornar a navegação mais simples e segura no seu computador, ou tablet, com o Firefox.


Partilhe o seu dispositivo de forma segura
É comum emprestarmos o tablet e smartphone a colegas e amigos para que estes pesquisem algo online. Sem querer, está a revelar passwords, histórico de navegação e até eventuais e-mails privados. Se nunca tinha parado para pensar nisto, talvez seja o momento. É que a curiosidade é, muitas vezes, maior do que qualquer amizade… Na última versão do Firefox para Android (http://bit.ly/1nKVcJF) pode rapidamente lançar um sessão para convidados, que mantém todos os seus dados de navegação, histórico e marcadores “escondidos” quando alguém usar o seu dispositivo. Abra o Firefox, clique no ícone das opções no topo direito da janela, selecione ‘Ferramentas’ > ‘Nova sessão de convidado’ e depois em ‘Continuar’. Isto cria uma nova sessão de navegação, enquanto esconde toda a sua informação.

Altere a sua página inicial no Firefox para Android
É irritante, quase incompreensível mesmo, que o Firefox para Android não permita ao utilizador definir uma página inicial personalizada, pelo que terá que se contentar com a que vem por defeito. Será? Felizmente existe existe um extra, com o nome Home Changer, que permite definir qualquer página inicial que deseje. No Firefox para Android vá a http://bit.ly/1kLLecu, clique em ‘Add to Firefox’ e proceda à instalação. Depois clique no ícone das opções, ‘Ferramentas’ > ‘Extras’ > ‘Home Changer’ e, junto a ‘Preferences’ clique no botão ‘Open’. Escreva o endereço do site que deseja como página inicial (incluindo o http://) na respetiva caixa. Agora, quando iniciar o Firefox a primeira aba mostrará a página que definiu.

Torne as páginas web mais fáceis de ler
A última versão do Firefox para Android pode tornar mais fácil de ler, no seu tablet ou smartphone, aqueles artigos mais extensos. Navegue até uma história e, uma vez carregada, na barra de endereços surge um pequeno ícone que representa um livro aberto. Clique no mesmo para se ver livre de tudo o que não interessa nessa página. Depois pode modificar o tamanho do tipo de letra, inverter para fundo preto e letras brancas, ou escolher fonte com ou sem serifas, tudo na opção ‘Aa’. Pode adicionar o artigo a uma lista de preferências, ou partilhar o mesmo por e-mail ou redes sociais.

Obtenha um relatório de estado do Firefox
O navegador Firefox guarda um registo de quase tudo o que faz, pelo que poderá descobrir coisas interessantes sobre os seus hábitos de navegação. Na barra de endereços escreva about:healthreport e carregue em ‘Enter’. Poderá ver a quantidade de tempo que despendeu no uso do Firefox nesse mês, quantas vezes bloqueou e o número de extras que ativou ou desligou. Existe ainda um gráfico que mostra quanto tempo demorou o Firefox a arrancar de cada vez que o abriu. Esta informação é partilhada com a Firefox, pelo que se não quiser que a mesma seja feita, clique no botão verde que se encontra na parte superior direita da janela e passe de ‘Partilha de Dados: Ligado’ para ‘Desligado’. Nas opções do Firefox para Android também é capaz de aceder a este relatório de estado.

+++++

Seja o primeiro a ter o “último” Firefox
Novas versões do Firefox estão sempre a sair para testar, antes que toda a gente lhe deite a mão. Caso deseje, pode conseguir novas versões do Firefox para o PC ou Android muito mais cedo, descarregando as edições beta. Ainda que o programa esteja a ser testado e contenha alguns bugs (erros), é perfeitamente seguro descarregar e usar estas versões beta do Firefox. Vá a www.mozilla.org/firefox/beta para descarregar a versão para PC. Para aceder à versão beta para Android deve ir a http://bit.ly/1khQPo1.

+++++

Add a Comment