Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Partilhe ficheiros ilimitados e pastas de forma fácil e rápida

O BitTorrent está associado com a partilha ilegal de música, filmes, séries de televisão e programas, mas também pode ser usado para partilhar qualquer ficheiro grande através da Internet, incluindo os legais.
O BitTorrent Sync é uma ferramenta de sincronização peer-to-peer, que deixa partilhar e sincronizar pastas de forma segura entre dispositivos (como PCs, telemóveis e tablets), quer seja através de uma rede local, ou Internet. Este programa foi alvo de uma atualização recentemente, surgindo ainda mais rápido e fácil de usar. Partilhar pastas está igualmente simples de levar a cabo.

Peer-to-peer, o que é?
Basicamente, é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos, ou nós, da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo partilha de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar-se um ao outro.

PASSO 1
Comece por descarregar (www.getsync.com) e instalar o BitTorrent Sync no primeiro computador a partir do qual quer partilhar pastas e ficheiros. Começar é muito mais fácil nesta nova versão – apenas tem que clicar no botão ‘Add folder’ e depois procurar a pasta que deseja partilhar. Claro que pode criar uma nova pasta se quiser começar do zero. Depois clique em ‘Share’ (que aparece quando coloca o ponteiro do rato sobre o item).

PASSO 2
Na janela que aparece pode escolher se a pasta será ‘Read Only’ (só leitura) ou ‘Read & Write’ (leitura e escrita).Se quer garantir total acesso à pasta por alguém (para que possa também ela adicionar conteúdo à mesma, por exemplo), selecione a última opção. Caso contrário, deixe ficar as coisas como estão.

PASSO 3
Pode partilhar a pasta de três formas distintas. Pode enviar para alguém um link seguro (https) por e-mail; copiar o link para passar para outra pessoa; ou criar um código QR para digitalizar com um tablet ou telemóvel. Quando estiver a criar um link, tem de confirmar ou introduzir um nome de utilizador e nome do dispositivo.

PASSO 4
Se quer ter acesso à pasta partilhada num tablet ou telemóvel, selecione a opção do código QR, depois instale a app BitTorrent Sync no seu dispositivo. Está disponível para iOS, Android e Windows Phone. Selecione ‘Add Folder’ na app e depois digitalize o código QR.

PASSO 5
Na secção ‘Security’ existem algumas opções úteis. Por defeito, os ‘peers’ (outros utilizadores) que convidar têm de ser aprovados antes de conseguirem ter acesso ao conteúdo, mas pode modificar isto, desmarcando o respetivo item. Pode definir uma data para o link expirar, ou quantas vezes alguém pode aceder ao mesmo antes que se torne inválido.

PASSO 6
A pasta partilhada aparece na janela principal do programa, juntamente com o seu estado (‘Status’). Coloque o ponteiro por cima do item para entrar no ecrã ‘Share’. Clique nos três pontos para aceder ao menu de opções para ver a ‘Peer list’, isto é, os dispositivos com quem a pasta está partilhada; o conteúdo arquivado (eliminado); janela das preferências; e para “desligar” essa pasta.

PASSO 7
A janela de preferências (‘Preferences’) inclui várias opções avançadas. Descubra para que servem em bit.ly/synchelps354. Clique em ‘View key’ para apresentar a chave de leitura e escrita (Read & Write) e a chave de apenas leitura (‘Read only’). Pode copiar este link e usá-lo para ligar outro software bittorrent à pasta.

PASSO 8
A app do BitTorrent Sync pode fazer cópias de segurança de fotografias armazenadas no seu telemóvel ou tablet. No Android, por exemplo, ative a opção ‘Backup da Câmara’ e dê permissão à app para aceder às imagens. Clique em ‘Share’ e depois numa das opções, ‘E-mail’ ou ‘Copy’, para indicar a forma de partilha do link. Terá de aprovar as ligações. Na app, clique no ícone dos três pontos e vá até ‘Approvals’.

PASSO 9
Para deixar de partilhar uma pasta, selecione a mesma no BitTorrent Sync e clique no ícone dos três pontos. Depois selecione ‘Disconnect’ e a mesma deixa de fazer parte da lista.

Add a Comment