Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

7 ferramentas essenciais para navegar com privacidade

A privacidade é cada vez mais uma preocupação de quem navega na Internet. Ora são os sites que querem saber quem somos, ou as empresas que querem conhecer os nossos hábitos ou mesmo os governos que nos querem seguir o rasto. Mas há formas de utilizar a Internet, sem estarmos a ser vigiados.


TOR
http://bit.ly/GOV8sG
É um programa de navegação desenvolvido pelo projeto TOR, com o objetivo de lhe permitir ao utilizador navegar pela Internet a salvo das aplicações de análise de tráfego e outras que ameacem a sua segurança e privacidade. Impede a localização do seu IP e dificulta o trabalho de quem quer vigiá-lo. Está disponível em português e tem versões para Windows, Apple OS X e para smartphones. O único senão é que torna a navegação um bocadinho mais lenta.

Eusing Free Window Washer
http://bit.ly/15X2aXb
Com esta ferramenta pode “limpar” o registo de atividades dentro do seu computador, que podem ser detetadas por terceiros. Isto porque, cada vez que o leitor usa o PC ou portátil deixa lá marcas que outros podem usar para perceber o que andou a fazer. Sejam os sites que visitou, os vídeos que visualizou, os programas que abriu, os documentos que consultou, tudo pode ser visto por olhares indiscretos. Este software elimina todas essas marcas, seja nos browsers, nas pastas ou mesmo no Registry.

SpiderOak
https://spideroak.com/
É uma espécie de nuvem fortificada. Este serviço de armazenamento online é em tudo semelhante a Dropbox ou Google Drive, com a diferença de que inclui medidas de segurança reforçadas, para garantir a privacidade dos utilizadores. Entre as funcionalidades, destaque o espaço de armazenamento é de 2GB e para a possibilidade de encriptar os seus ficheiros. Uma recomendação: aqui levam a privacidade de tal maneira a sério que a empresa não guarda registos da sua password. Se a perder… não há maneira de entrar sem ela.

Hushmail
https://www.hushmail.com/
Este serviço quer ser um cofre forte para os seus e-mails. Protege a ligação entre o nosso computador e o servidor do Hushmail, através de encriptação. Ou seja, se alguém estiver a monitorizar o tráfego Internet do nosso computador, não vai conseguir detetar esta comunicação com o Hushmail. É um serviço de webmail que dispõe de uma versão grátis, com 25 MB de alojamento, livre de qualquer publicidade – e todos sabemos o quanto nos irritam aqueles anúncios do Gmail – mas tem de aceder ao serviço pelo menos uma vez, em cada três semanas.

Foca Free
http://bit.ly/17hwerB
Com esta ferramenta é possível efetuar testes aos sites que visita, de modo a perceber até que ponto eles põem em risco a sua privacidade. Faz isto, analisando a chamada metadata que existe nos documentos disponíveis no site. O seu funcionamento é surpreendentemente simples, basta criar um novo documento no FOCA, apontá-lo ao site e o programa vai analisar todos os documentos que encontrar na internet e que falarem desse site.

Ghostery
http://www.ghostery.com/
É um programa gratuito que poderá descarregar e usar sempre que navega na Internet. Com ele consegue detetar quem e como está a fazer recolha de informação pessoal sua – por exemplo, que tipo de informação os sites recolhem quando os visita. Além disso, dá-lhe a possibilidade de bloquear automaticamente todo o tipo de rastreamento, o que dá muito jeito principalmente quando usa redes sociais como o Facebook.

DuckDuckGo
https://duckduckgo.com/
O Google é rei e senhor dos motores de busca. Mas a verdade é que saiu bem beliscado da polémica em que o ex-espião Edward Snowden revelou que o Google cedia aos serviços secretos informação privada dos seus utilizadores. Se a privacidade é realmente uma preocupação para si, então recomendamos que experimente o DuckDuckGo, um motor de busca que é uma alternativa ao Google. Pode não ter os resultados certeiros a que está habituado, mas garante-lhe anonimato nas suas pesquisas.

Add a Comment