INFORMÁTICA FÁCIL – Os melhores guias práticos n.º 4

Partilhas 4

O Office é o pacote de software para trabalhar mais conhecido e completo do mundo. Mas custa dinheiro. Ou melhor, custava, porque o leitor pode usá-lo de forma gratuita conforme revelamos nesta edição. Limpar o computador com regularidade é fundamental para mantermos a sua performance. Saiba o que deve usar (e como utilizar) para o efeito. Depois ensinamos a gravar em vídeo tudo o que faz no computador, o que é interessante para mostrar eventuais problemas no mesmo a um serviço técnico, ou para fazer vídeo-tutoriais. Como sempre, há muito mais para aprender na presente edição.

Sumário desta edição
[Maio/Junho 2018]

Office gratuito e nem precisa de fazer o download do programa
O Office é seguramente o mais completo pacote de software para trabalhar, tendo apenas um defeito: o preço. Mas há uma forma de ter utilizar esta ferramenta de produtividade, com todas as funcionalidades, sem sequer ter de fazer o download dos programas. Só precisa de ter uma conta Microsoft e ligação à Internet.

Faça uma limpeza a fundo ao seu PC
Quem usa o computador diariamente sabe rapidez com que se acumula o “lixo”. Os ficheiros inúteis, cookies e temporários, os vestígios de programas desinstalados, tudo isso pesa no funcionamento do PC. A melhor maneira de o tornar mais ágil e devolver a velocidade de outros tempos é uma limpeza geral, usando um programa para esse efeito.

Grave em vídeo tudo o que faz no computador
Para registar em vídeo tudo aquilo que acontece no seu ecrã não precisa de nenhum programa sofisticado. Basta usar uma extensão para o navegador Chrome, que vai armazenar a gravação online, que depois poderá ser partilhada com outra pessoa. Não tem de enviar nenhum ficheiro pesado, com o vídeo, mas sim um pequeno link.

Como bloquear um endereço de email no Gmail
Se há alguém que está sempre a mandar-lhe emails e o leitor quer acabar com isso, o Gmail tem uma forma muito simples de bloquear esse utilizador. Precisa apenas de adicionar o endereço dele(a) a uma espécie de “lista negra” e, a partir daí, os emails incómodos vão ser automaticamente bloqueados.

Descubra as extraordinárias funcionalidades que se escondem na Linha de Comandos
Através de uma simples janela da Linha de Comandos, o leitor pode executar todo o tipo de tarefas, mesmo aquelas que são difíceis de fazer noutras área do Windows. Mas é preciso saber os comandos certos para inserir na misteriosa janela de fundo negro, que lhe vão abrir áreas até aqui desconhecidas no PC. Neste artigo damos-lhe a conhecer as mais úteis e surpreendentes.

Corte um PDF e separe-o em várias páginas
Se o leitor tem um documento em formato PDF com muitas páginas, poderá querer isolar uma ou mais páginas e criar um PDF individual. Para o fazer, pode recorrer programa específicos ou, então, usar este site que lhe permite editar ficheiros PDF e cortá-las nas partes que muito bem entender, criando novos documentos.

Desligue o computador com um só clique
Sair do Windows nem sempre é uma tarefa tão rápida como queríamos. Mas é possível passar a desligar o computador apenas com um clique. Basta que o leitor crie um botão de Off na Barra de Tarefas ou Ambiente de Trabalho e, a partir daí, é só clicar e ir embora sossegado.

Aprenda a publicar os seus vídeos no Youtube
Mesmo que o leitor não queira fazer carreira como Youtuber, há sempre boas razões para publicar o seu vídeo neste que é o site mais popular da especialidade. Provavelmente até já teve curiosidade, mas nunca tentou ou conseguiu, mas é realmente fácil. Neste guia prático ensinamos-lhe tudo o que precisa para mostrar ao mundo os seus vídeos.

Ganhe espaço de armazenamento com uma ferramenta do Windows 10
Gerir todos os ficheiros, pastas ou documentos que temos no computador pode ser uma tarefa difícil. Se não tivermos cuidado, rapidamente esgotamos o espaço de armazenamento e o desempenho do PC vai ressentir-se. Para evitar lentidão e bloqueios, torne o armazenamento mais ágil, gravando ficheiros em discos externos e cartões SD.

Subscreva a nossa newsletter

Assine a newsletter e receba periodicamente novidades na sua caixa de correio eletrónico.

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!

Também poderá gostar

Deixe uma resposta